quinta-feira, 25 de setembro de 2014

WEBSITE | COURSERA: CURSOS ONLINE PARA TODOS!

https://www.coursera.org/
Até à bem pouco tempo este era um nome totalmente desconhecido para mim. Mas parece-me que vai começar a ser bastante familiar.
Como sabem,  para este semestre tive que escolher algumas disciplinas de entre várias opções. Uma dessas disciplinas escolhidas foi Terrorismo e Medidas de Segurança. 
O Professor desta cadeira já não me é estranho, talvez daí a ter escolhido este semestre. Já havia sido meu professor de Técnicas de Investigação Criminal, por isso o ano passado já nos foi dando umas luzes daquilo que seria a cadeira de Terrorismo e Medidas de Segurança. 
Este ano, e no sentido de tornar o método de avaliação mais prático e não tão teórico, desafiou-nos a fazer um curso online. Bem, isto à primeira vista nem parece assim nada dificil mas um pouco chato, porque por vezes no conforto do nosso lar, estar a tirar um curso fora do horário curricular , bahh, vocês entendem.
Isto até o Professor nos falar do Coursera.

Bem, o Coursera é uma plataforma online que disponibiliza cursos de forma gratuita para qualquer pessoa. Não há custos. O que fala mais alto é mesmo a vontade de querer saber mais através de professores das melhores faculdades do mundo, como por exemplo: Stanford University e Columbia University.
No Coursera pode-se encontrar cursos orientados para diversas áreas, desde a Medicina à Economia, passando pela Matemática e Arquitectura. Abrange imensas áreas de modo a chegar a um maior número de pessoas.

Os cursos não são todos iguais, tal como na faculdade, as disciplinas não são todas iguais. Umas exigem mais empenho do que outras. É o que acontece nos cursos do Coursera. Estes cursos podem durar até 5 semanas, como até 12 semanas. 
Consoante a duração dos cursos, semanalmente vão sendo disponibilizados videos acerca das matérias fulcrais do curso escolhido. 
Dado o grande número de pessoas que assiste e de várias nacionalidades, a língua oficial acaba claro por ser o meu "amigo Inglês". Para ultrapassar este obstáculo acabo por colocar as legendas em Espanhol que estão disponíveis. Sempre me ajudam, caso não perceba algum termo em Inglês. 

Ao longo dos vídeos vão havendo pequenas pausas, umas pausas Kit- Kat como eu digo, para perguntas acerca do que se está a dizer no vídeo. Nada de extraordinário, é bastante simples.
Não consegui ter a certeza desta informação, mas sei que é possível obter um certificado de conclusão de curso, embora não saiba se é pago. Segundo o meu professor custam à volta dos 80 euros. Não é propriamente um bom preço, mas diz-se por aí que estes cursos têm vindo a ser bastante valorizados no Curriculum. 

Com ou sem certificado, garanto-vos , e daquilo que já tenho vindo a ver, que é bastante interessante e educativo.
 Não percam a oportunidade de verificar se existe algum curso na vossa área de estudos, e que vos agrade claro.

2 comentários:

Maria disse...

Já me inscrevi nuns cursos mas nunca consegui acabar.

Ki disse...

r: Até te mostrava as bolas quadradas, mas aí tinha de te enviar os meus apontamentos de Análise... xD