quinta-feira, 3 de abril de 2014

PERSONAL | VIAJAR DE COMBOIO É...


Andar de comboio é descobrir olhares, gestos e atitudes. É partilhar um espaço. Um espaço que nos leva a um destino.  Ao destino de cada um.  É sentir novos cheiros.  Uns agradáveis, que dá vontade que passem por nós outra vez.  Outros nem por isso.

Deixei para trás as viagens diárias de comboio.  Substituías pelo conforto de um automóvel.  Agora esporadicamente lá vou eu de comboio. Cada vez que vou é como se fosse a primeira vez.

Quando se anda de comboio regularmente há rostos que se conhecem.  Partilham connosco o mesmo horário, o mesmo comboio!  Como hoje dizia uma senhora no comboio:" Senti-me perdida porque não conheci nenhum rosto! " Pensei naquilo seriamente durante a minha viagem até casa.  A verdade é que quando andava de comboio  diariamente conhecia na generalidade as pessoas.  Havia sempre as que liam um livro durante a viagem.  As quatro amigas que não conseguiam resistir a uma boa sueca. E aquelas que faziam a renda.  Embora não as veja já faz muito tempo, ao recordar isto lembro-me perfeitamente dos seus rostos e expressões.  Fixei os seus rostos no meu pensamento.

Entre atrasos e avarias, que também as há, lá se vai reclamando. A paciência ao fim de um dia de trabalho ou estudo é menor.  Ah, não posso deixar de referir os estudantes que entre livros e fotocópias lá vou aproveitando a viagem para pôr tudo em dia. E os namorados cclaro que vêm na viagem a oportunidade de matar saudades. 

Para mim,  viajar de comboio é partilhar um bocadinho de mim. É a família do comboio.  Que abandonei quando troquei pelas viagens de carro. Embora não me arrependa em nada, por vezes fico nostálgica quando penso nas minhas viagens de comboio.

Viajar de comboio para vocês é...

6 comentários:

Anónimo disse...

Se for na linha de Sintra, também pode ser descobrir que nos roubaram a carteira. Ahahah

Miguel Alexandre Pereira disse...

Gostei deste texto sobre viagens de comboio. Tenho sempre boas sensações, uma das melhores fases da minha vida deslocava-me de comboio, portanto é um meio de transporte que me ficou bem presente :)

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Chic Diary disse...

sinto exactamente o mesmo que tu e acho que não o explicaria de melhor maneira :)

Blackbird disse...

Há tanto tempo que já não ando de comboio, que saudades :)

Mariana disse...

Não sei como é, porque nunca andei de comboio

Catia Ferreira disse...

Viajar de comboio é ver paisagens de cortar a respiração. Principalmente quando passamos pelo Alentejo, por exemplo.