quarta-feira, 17 de junho de 2015

ATUALIDADE | CARTA DE CONDUÇÃO POR PONTOS

A carta de condução por pontos já está aprovada, e segundo as notícias mais recentes entrará em vigor a 1 de Junho do próximo ano. Contudo, ao longo deste ano mais informações serão avançadas pelas entidades competentes, mas para já sabe-se que a carta de condução irá basear-se essencialmente numa perda e ganho de pontos. 
Todos os condutores começam com um crédito de 12  pontos, que podem ser perdidos gradualmente consoante as infrações que cometem, como podem ver na imagem abaixo,  ou até podem ganhar pontos, não ultrapassando os 15, caso não cometam nenhuma contra-ordenação grave num determinado espaço de tempo.



Mas desenganem-se se acham que podem ir até aos 0 pontos sem que nada vos aconteça. Quando um condutor chega aos 4 pontos  é obrigado a frequentar uma série de ações de formação acerca da segurança rodoviária. Caso o seu desconto de pontos chegue aos 2 pontos, o condutor terá que realizar novamente a parte teórica do exame de condução. Se então o condutor chegar aos zeros pontos automaticamente, com a prática de alguma contra-ordenação, este fica impedido de conduzir por um período de 2 anos. Após esse período, o condutor pode recuperar a sua licença fazendo um novo exame e frequentando ações de formação. 

Que têm a dizer acerca de este novo método?

8 comentários:

Adelisa M. disse...

Até acho interessante, no entanto há que mudar as contra ordenações. Porque por exemplo pisar uma linha continua é uma muito grave e não acho que seja motivo para tanto. Quase todos os condutores praticam esta contraordenação. Mas é só a minha opinião.

Unknown disse...

Não sabia de tal notícia, no entanto até que penso que seja uma boa notícia. Mais oportunidades, e ninguém pode dizer que quem avalia foi injusto. Beijinho

http://giselapascoal.blogspot.com/

Beatriz disse...

Concordo completamente! A ideia do pontos assusta muita gente, mas quase nada muda, se virmos bem (:

Ana Rita Cortez disse...

Concordo... Sabes porquê? Pagar multas? A mal ou a bem todos pagam... Pior é que se vão gabar para os amigos "eiiiish, hoje fui mandado parar, excesso de velocidade, paguei 200€, sou o maior". E nada lhes acontece!
Assim, pode ser que as mentes mudem :)

Beijinho*

Daniela Costa disse...

Eu sou totalmente a favor!
Além de que beneficia os condutores :)

Rititi disse...

Ainda não sei bem se concordo, sinceramente.

Letícia Pereira disse...

Que cena! Eu estou sempre a avisar o meu pai por causa disto! E claro, também ando atenta por minha causa.

S disse...

Já sabia disto e sou totalmente a favor!

xoxo