quinta-feira, 6 de março de 2014

Faculdade | O meu curso é Criminologia!


Muitas bloggers que já frequentam o Ensino Superior têm vindo a falar dos seus cursos. Acho que também chegou a minha vez de o fazer. Nunca vi nenhum post de outra blogger a falar do curso em que frequento, por isso acho ainda mais interessante fazê-lo.

Não, não é uma espécie de CSI nem de Mentes Criminosas. É muito mais do que aquilo que se passa em qualquer série policial. Mas é melhor começar do início!
Se há uns 4 anos atrás me perguntassem o que queria seguir na faculdade possivelmente vos responderia algo que fosse relacionado com a saúde, com o apoio ao outro, etc. Fazia todo o sentido uma vez que estava no curso de Ciências e Tecnologias, onde mais de 80 % das pessoas ou vai para algo diretamente ligado à saúde ou algo relacionado com as engenharias. Sempre pus de lado as engenharias. Matemática nunca foi o meu forte e ainda hoje tenho dificuldades em perceber como consegui fazer a disciplina. No 12º ano, o colégio onde andei disponibilizou aos alunos sessões de orientação vocacional. Achei super importante e aderi. Estava realmente na dúvida daquilo que haveria de seguir para o Ensino Superior e achei que essas sessões podiam ser uma mais valia para mim. De certa forma, não veio acrescentar muito aquilo que eu já sabia. Os resultados mostravam que devia seguir algo que fosse muito ligar ao ser humano, à ajuda, ao apoio. Nada que eu já não soubesse!

A minha vizinha, estava a terminar o Mestrado em Psicologia Jurídica quando a minha mãe se lembrou de falar com ela, para que ela me pudesse de um modo geral elucidar um pouco mais sobre o Ensino Superior, mais especificamente na faculdade em que ela andava. Trouxe-me um panfleto com todos os cursos disponíveis na faculdade dela e falou-me um pouco sobre eles. 
Criminologia despertou-me um pouco a atenção, principalmente pelas unidades curriculares pela qual era composto. Abrangia tanto a parte biológica como a parte mais psicológica / social. Desde Medicina Legal e Toxicologia a Perspectivas Sociológicas do crime. Era um leque muito vasto de unidades curriculares diferentes mas complementares.

Embora soubesse os "contra" deste curso decidi arriscar e felizmente consegui. Muitos me apontam o dedo por estar no curso em que estou, por possivelmente ter um local carimbado no desemprego. Eu penso de outra forma, acho que tenho um lugar à minha espera na sociedade trabalhadora, empreendedora e inovadora. O meu curso não se limita a estudar o crime. Estuda a vitima, o ofensor, os meios sociais, os direitos, entre noutros... É uma área mais vasta do que as pessoas julgam! 

Hoje sinto-me realizada com aquilo que estudo. Uma estudante feliz, que não tem intenções de abandonar a arte que escolheu como futuro!

13 comentários:

Dalma disse...

Fizeste tu muito bem em falar sobre ele. Mas fiquei curiosa, quais são as várias profissões que podes realizar com Criminologia? (:

Catia Ferreira disse...

Deve ser um curso bastante interessante. Mais do que Direito, de certeza :p

Aria M. disse...

Não sou de me atirar de cabeça nesses assuntos :)

Unknown disse...

Gostei deste post linda !
Acho importante ajudas durante o ensino secundario uma vez que grande parte tem imensas duvidas sobre aquilo que quer ser, falo por mim neste caso que se tivesse na altura algo a ajudar me talvez nao estaria na situaçao que estou !
beijinho e espero que esteja reservado um otimo futuro para ti

Anónimo disse...

Parece-me um curso super interessante, se tivesse escolhido ciências provavelmente seguiria o mesmo ou algo muito semelhante! :)

Lani disse...

Parece interessante!

R: Era só mesmo falta de vontade! :) *

Dalma disse...

R: Parece um bom curso e não faz sentido esse "preconceito" que as pessoas têm sobre esse curso.. / Eheh eu quero-te ver a participar (:

Ki disse...

"Muitos me apontam o dedo por estar no curso em que estou, por possivelmente ter um local carimbado no desemprego." Isto é tão eu! Sempre que me perguntam o curso em que estou eu respondo "Matemática". Logo aí, as pessoas começam a torcer o nariz e a ficar com caras de admiração. Depois acabam por perguntar "E isso dá para quê?". Eu lá me ponho a dizer e acabo por revelar que eu quero seguir educação... pronto, tudo a apontar o dedo porque vou para o desemprego. No secundário, quando decidi que queria fazer isto, ainda me deixava influenciar por essas pessoas. Agora tenho noção que, se for boa naquilo que quero fazer, tenho emprego em qualquer lado. Se não tiver, sempre posso dar explicações... às vezes dá mais dinheiro do que estar numa escola.
r: Eu já fui a alguns (já não sei quantos xb) mas foi sempre em queimas... este é o primeiro que eu vou que é mesmo feito por eles :b

Chloë disse...

Um amigo meu anda nesse curso e adora. Eu acho muito interessante :)

Anónimo disse...

Desde que estejas feliz com o que escolhes-te e gostes, é o importante mesmo :)

Catarina Vasconcelos disse...

Deve ser tão interessante o teu curso! Ainda bem que te sentes realizada, é o mais importante!

Carolina. disse...

É um curso que me fascina :)

Daniela Castro disse...

Encontro pontos comuns entre nós :)
Estou no 12º ano, porém perdi o 10º ano (foi um "abre-olhos" que agradeço sem dúvidas) fez-me ver o que queria, fez-me crescer.
A partir do momento que perdi o ano caí na realidade.
Soube bem o que queria, e até ao início do 12º ano queria seguir a profissão da minha mãe - polícia de segurança pública. PSP
Mas, (esta adversativa tão comum) eu investigo muito e falo com agentes da PSP sobre a minha entrada e dizem-me que vou para o sítio errado porque estão cada vez mais a reduzir o numero de candidatos. TRISTE REALIDADE
E desde meados do 1º Período que ando a investigar cursos superiores e o da criminologia é algo que me fascina (adoro tudo ligado às coisas polícias - veia de família), mas há N cursos que gostaria de entrar - porém algo que me entristece é esta crise, esta falta de emprego, estas "notas que pedem para tudo o que é sitio" e mais ainda há milhares de cursos e sem dúvida que já me inscrevi nos psicólogos lá da escola para me ajudarem...

Desculpa o desabafo gigante... <3