segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mulher | As lidas de casa


Desde muito nova que assumo muitas tarefas domésticas cá em casa. A minha mãe sempre me incentivou a aprender, e é daquelas que diz que " uma mulher tem que saber fazer as lidas de casa". No início até achava engraçado ajudar a minha mãe, fazer o mesmo que ela fazia. Estender roupa, lavar louça e limpar o pó foi começando a ser cada vez mais comum no meu dia-a-dia. Admito que hoje em dia já me aborrece algumas coisas, no entanto faço-as e tenho orgulho de as saber fazer.

Porém fui-me apercebendo que em relação às minhas amigas eu já fazia o triplo do que elas faziam em casa. Questionei-me muitas vezes se seria tão antiquado uma rapariga da minha idade saber cozinhar, saber pôr roupa a lavar e até mesmo saber arrumar uma casa. A verdade é que acho que aquilo que a minha mãe me transmitiu em tempos já não é aquilo que hoje em dia as mães transmitem às suas filhas. Tudo fica facilitado quando a empregada faz tudo, deixando escassas coisas para a dona da casa fazer. 

Começo a perceber também que os homens de meia idade começam a dar mais interesse às tarefas de casa. Muitos infelizmente pelo dispêndio de tempo que têm devido à sua situação laboral. Sempre me irritou ( e continua a surtir efeito) o facto de a atribuírem somente à mulher tudo o que seja tarefas domésticas. Cá em casa somos duas mulheres e dois homens. Apenas o meu pai não disponibiliza tanto tempo para isso. O seu trabalho e as horas que trabalha não o permitem. Admito que no caso do meu pai torna-se difícil fazer qualquer coisa cá por casa durante a semana. Tenta compensar ao fim-de-semana. No entanto o jovenzinho masculino cá de casa já se desenrrasca bem. Fiz questão de o ensinar. Pode ficar perfeitamente sozinho em casa. Sabe cozinhar o suficiente para não morrer de fome. Tem 15 anos. Espero pelo menos que não seja mais um que daqui a uns anos, quando casado e com filhos, chegue a casa a alape o seu traseiro no sofá. Faço-o perceber que a mulher não é criada de ninguém.

Óbvio que me irrita esse esterótipo atribuído de que " as mulheres é que cozinham, lavam a louça e arrumam a casa". Odeio esse machismo. Acho que ao longos dos tempos ( e felizmente ) a sociedade tem-se desapegado dessa ideia. Quantas e quantas mulheres chegam exaustas de um dia de trabalho e ainda têm que fazer o jantar, passar a roupa a ferro e ainda tratar dos filhos? Acho que é aqui que os homens devem participar activamente. Em colaboração, tudo se torna mais simples e rápido. Quem sabe até arranjem mais tempo para si mesmos. 

Vá senhores homens, percebam que nós mulheres não somos carrascos de ninguém. Ajudem as princesas lá de casa, e vão ver que ao ajudar vão aprender muito. Aprender nunca é demais. As mulheres gostam de homens que tal como elas saibam tratar de muitas coisas lá de casa. Ajudem-se mutuamente. 

3 comentários:

Bolacha de Chocolate disse...

bem verdade|

Blackbird disse...

Aqui em casa nós dividimos tarefas. No entanto como ele trabalha e eu não acabo por fazer mais do que ele mas é compreensível e eu não me importo mesmo nada. Até gosto de fazer! Só cozinhar é que me calha sempre a mim, ele não gosta nada de o fazer. Sou uma sortuda por causa disso, sei que há rapazes que não fazem quase nada em casa e eu não aguentava viver com um assim :x

R: O vestido é este: http://www.allurebridals.com/products/9103#
:)

Catia Ferreira disse...

Eu faço todas as tarefas domésticas que forem necessárias mas já percebi que o meu namorado também não tem medo de nada mas bom, também foi bem ensinado na Força Aérea xD