Todos os condutores começam com um crédito de 12 pontos, que podem ser perdidos gradualmente consoante as infrações que cometem, como podem ver na imagem abaixo, ou até podem ganhar pontos, não ultrapassando os 15, caso não cometam nenhuma contra-ordenação grave num determinado espaço de tempo.
Mas desenganem-se se acham que podem ir até aos 0 pontos sem que nada vos aconteça. Quando um condutor chega aos 4 pontos é obrigado a frequentar uma série de ações de formação acerca da segurança rodoviária. Caso o seu desconto de pontos chegue aos 2 pontos, o condutor terá que realizar novamente a parte teórica do exame de condução. Se então o condutor chegar aos zeros pontos automaticamente, com a prática de alguma contra-ordenação, este fica impedido de conduzir por um período de 2 anos. Após esse período, o condutor pode recuperar a sua licença fazendo um novo exame e frequentando ações de formação.
Que têm a dizer acerca de este novo método?
8 comentários:
Até acho interessante, no entanto há que mudar as contra ordenações. Porque por exemplo pisar uma linha continua é uma muito grave e não acho que seja motivo para tanto. Quase todos os condutores praticam esta contraordenação. Mas é só a minha opinião.
Não sabia de tal notícia, no entanto até que penso que seja uma boa notícia. Mais oportunidades, e ninguém pode dizer que quem avalia foi injusto. Beijinho
http://giselapascoal.blogspot.com/
Concordo completamente! A ideia do pontos assusta muita gente, mas quase nada muda, se virmos bem (:
Concordo... Sabes porquê? Pagar multas? A mal ou a bem todos pagam... Pior é que se vão gabar para os amigos "eiiiish, hoje fui mandado parar, excesso de velocidade, paguei 200€, sou o maior". E nada lhes acontece!
Assim, pode ser que as mentes mudem :)
Beijinho*
Eu sou totalmente a favor!
Além de que beneficia os condutores :)
Ainda não sei bem se concordo, sinceramente.
Que cena! Eu estou sempre a avisar o meu pai por causa disto! E claro, também ando atenta por minha causa.
Já sabia disto e sou totalmente a favor!
xoxo
Enviar um comentário