segunda-feira, 7 de julho de 2014

Conversas de varanda | "Olá, Bom Dia", "Boa Tarde" e "Boa Noite"


Como já referi por muitas vezes aqui no blog vivo numa aldeia e como tal tudo e todos se conhecem. Em meios tão pequenos é inevitável que isto aconteça.
Desde pequena que fui ensinada a cumprimentar por quem passava na rua, como sinal de respeito. Ainda o hoje faço, com a maior das naturalidades. Aliás, com a distração é normal não prestar atenção a quem caminha na rua e eu sei disso, mas sinto-me desconfortável em saber que pensei por determinada pessoa e não a cumprimentei. 
Quando falo em cumprimentar refiro-me a um bom dia, um boa tarde ou uma boa noite. Nada demasiado xpto nem que envolva demasiada intimidade ao ponto de nenhum ser humano seja capaz de fazer.

Noto na cara das pessoas, principalmente das mais idosas, o ar de contentamento por serem cumprimentadas na rua, por alguém reparar nelas. Um dia até me disseram: " Fico muito feliz por os anos passarem, tu cresceres, mas nunca te esqueceres de mim, de me cumprimentar cada vez que passas por mim."
Para ser sincera aquilo deixou-me bastante orgulhosa da educação que os meus pais me deram e do valores que me transmitiram.

8 comentários:

Anónimo disse...

também fui educada assim, e mesmo que não conheça a pessoa, se passar por ela nas ruas da minha aldeia digo sempre algo :)

Sys Arancia disse...

Ter uma boa educação sabe bem. Eu sinto-me bem.
kiss na cheek

Neuza disse...

eu moro numa aldeia e as pessoas tambem sao assim como na tua so que as vezes aqui eu passo, digo boa tarde e ninguem responde e eu fico revoltada e então as vezes vingo-me e nao digo nada! Na verdade tambem nao gosto de falar com as pessoas, sou demasiado reservada!

likecrystalwater disse...

Também cresci e vivo numa aldeia e sei o que isso é :)

Anónimo disse...

Eu acho que é tão fácil deixar uma pessoa idosa feliz que é quase um "crime" não o fazermos! Para eles, um pequeno gesto atencioso (tal como cumprimentá-los na rua) deixa-os felizes para o resto do dia. Isso é verdadeiramente incrível :)

Hibiscus disse...

Uma pessoa encara o dia logo de outra forma :)

Maria Dias | Fotografia disse...

Em grandes cidades isso é impossível, não acontece mesmo mas é muito bonito que em meios mais pequenos as pessoas se cumprimentem, faz todo o sentido...

Luna disse...

E é assim que deve ser :)