Famílias têm deixado as suas casas, os seus trabalhos, as suas vidas para fugir à guerra e procurar noutro lugar a paz que necessitam.
Esta iniciativa tem o apoio do Governo e de outras instituições, pretendendo também promover o debate desta situação, dando a tarefa ao cidadão português de se colocar na pele do refugiado e indicar o que levaria numa mochila se fosse ele a ter de deixar a sua vida para trás.
Eu, dando uma resposta a esta questão, levaria dinheiro, bens alimentares de fácil transporte (como bolachas, barritas, água), o telemóvel com carga, alguns medicamentos (nomeadamente para primeiros socorros) e alguns elementos de higiene (como toalhitas).
Torna-se realmente dificil ter que me pôr nesta situação quando no meu consciente acho que existem poucas possibilidades de acontecer. Talvez seja uma pensamento um bocado egoísta por pensar assim e achar que nunca acontece connosco, mas este é mesmo o desafio. Estou tão grata pelo que tenho. Todos o devíamos estar.
E se fossem vocês?
2 comentários:
Eu levava um agasalho, alguns básico de higiene, comida e agua para alguns dias, algum dinheiro, uma lanterna e pilhas... beijinhos
The-not-so-girlygirl.blogspot.com
Custa-me imenso ver pessoas que simplesmente pensam que estas pessoas são menos do que nós. É muito fácil para nós, no quentinho do nosso lar, traçar um destino para eles. Ainda hoje partilhei no blog um vídeo que é literalmente um murro no estômago sem imagens chocantes. Não faço ideia do que levava comigo, mas iria, certamente.
Enviar um comentário