segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATUALIDADE | A "MODA" DE MATAR OS FILHOS


Este até pode ser à partida um título que choque os mais sensíveis a estas questões, mas para mim, não há outro título possível para dar a esta publicação.
A crueldade de pais que tenho visto nos últimos dias põe-me completamente fora de controlo. Por muito que a minha área seja vai de encontro ao estudo das motivações de um homicida, perceber todo o seu funcionamento psicológico e sociológico, estas últimas duas mortes de crianças provocadas pelos seus pais está a deixar-me completamente baralhada. Inadmissível, inqualificável, maldade, monstruosidade, são palavras que uso para descrever tais atos.

Um pai ou um mãe, devem amar, devem proteger e dar carinho. É para isso que sociedade, genericamente falando, nos preparada, a cada futuro pai ou mãe.
Matar um filho? Um ser humano que se gera, de algo que bem de nós? Como? Porquê? Por que é que matar se tornou tão fácil e facilmente justificável? Onde estão os Direitos Humanos?  Onde estão as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em risco? Onde estão os vizinhos? Onde está a sociedade que alberga estes indivíduos e os suporta com base nos mesmos valores que qualquer outro cidadão correto e responsável?

As questões são tantas e as respostas dificilmente são totalmente e integralmente respondidas. Mas caramba, e peço desculpa pela expressão, são crianças de meses, de tenra idade, sem maldades, ingénuas, que precisam de alguém do lado delas que as protejam, quando não há a proteção paternal.
São histórias como estas que me fazem perceber que por muito que eu estude a área do crime, nunca irei perceber o porquê de um pai matar um filho, principalmente bebés. Mas também são histórias como estas que me fazem perceber que é preciso agir mais, é preciso criar mais meios para proteger as crianças e os jovens, mais ação, porque nem tudo o que está no papel escrito é realmente cumprido, tal como deveria ser.

5 comentários:

Mariana disse...

Eu não consigo perceber. A tua área de estudo suscita-me imenso interesse!

Daniela Costa disse...

Por mais perturbados que estejam, nada de justifica. Filhos são filhos caramba! Eu cada vez mais fico mais chocada com tudo isto

- Diana - disse...

Eu já nem consigo ver as noticias isto anda duma maneira... se são assim que se matem sozinhos e deixem o resto do mundo em paz!! Coitados dos miúdos que não tem culpa do mundo em que vivemos

Letícia Pereira disse...

Esta sociedade assusta-me imenso!

F. disse...

Infelizmente é uma realidade inaceitável ..