segunda-feira, 23 de março de 2015

FACULDADE | O MESTRADO


A Inês falou aqui acerca de um assunto que ultimamente tem dominado o meu pensamento: o Mestrado. Sempre me ouvi dizer que queria fazer o Mestrado logo após terminar a licenciatura, pois tinha medo de que se começasse a trabalhar quando terminasse o curso ganhasse "gosto" ao dinheiro e deixasse o mestrado para segundo plano. Os meus pais também sempre me incentivaram a fazer o mesmo, desde que o pudesse pagar sem quaisquer problemas.

Agora com o final do curso à porta algumas coisas começassam-se a levantar. Vale a pena? E se fizesse antes uma pós-graduação? E se parasse um ano para ganhar um dinheiro para depois pagar o Mestrado? Não seria capaz de conseguir voltar a estudar? Que mestrado escolher, caso resolva tirar?
Bem, são tantas as questões que faço a mim mesma, e na qual algumas delas não sei ter uma resposta concreta e definitivamente. 

Se vale a pena? Eu acho sempre que vale a pena ter mais no curriculum. A conjetura social e económica do país assim o exige, quanto mais especializados melhor. A especialização numa área apenas é uma mais valia, não se ficar apenas pelo superficial. 
A pós-graduação não deixa de ser uma opção viável neste momento, e surgiu em conversa com um amigo que está mais inclinado para essa hipótese antes de partir para o Mestrado. Há boas pós-graduações por aí, mas sempre tive a ideia que as pós-graduações é mais um pontinho ( mais ou menos importante) no curriculum. É um ideia possivelmente parva, mas sempre as vi assim. Talvez por querer sempre mais do que isso.
Ganhar dinheiro é algo que qualquer cidadão gosta, desde que o ganhe de forma digna e sensata. A ideia de parar um ano pareceu-me sempre absurda até perceber que podia dar descanso aos meus pais a nível financeiro, que me têm pago o curso, e ganhar eu o meu dinheiro, pagando assim o Mestrado. Mas a sensação de que depois seja mais difícil voltar à rotina do estudo preocupa-me. Talvez esta seja a hipótese que me tem dado mais dores de cabeça.
Faz parte da minha personalidade ser uma pessoa ponderada relativamente a questões profissionais, já o tinha sido aquando a escolha de curso e consequentemente na escolha do meu atual estágio, por isso quanto ao mestrado a escolher tenho claramente definido na minha cabeça aquele que quero e que mais ambiciono. O plano curricular agradou-me imenso assim como a instituição onde é lecionado. Esta é à partida uma questão praticamente resolvida.

Quero focar-me no estágio, e é isso que tenho feito. É uma etapa que quero completar para depois começar outra, porque só assim é que realmente consigo dar-me por completa e satisfeita. Mas obviamente não deixo de pensar no futuro, e nas ambições que tenho. Sei que as respostas vão chegar no fim desta etapa, só não sei é quais serão essas respostas.

4 comentários:

b disse...

Eu também tive essas dúvidas todas, e acabei por escolher a pós graduação (estou agora na aula) e tenho a opção para continuar para mestrado se quiser :) vai acabar por te surgir a melhor opção, mas eu não parava

A. disse...

Eu tirei pós-graduação e fiquei-me por ela, por vários motivos e confesso que não me vejo a "evoluir" mais nesse sentido. Depois de um ano parada não me vejo mais uma estudante.
No entanto sempre tens a opção de seguir mestrado caso escolhas uma pós :)

Daniela Costa disse...

Eu também ando assim um bocado pensativa porque não quero parar um ano precisamente com medo de depois não conseguir voltar ao ritmo... Se bem que tenciono tirar o doutoramento e, para tal, convém ter experiência profissional! Ainda não sei bem o que quero e espero ter respostas no final da licenciatura...

F. disse...

Eu nao tenho duvidas do que fazer pq ja me conheço , tenho de fazer tudo seguido , se me atrevo a parar para ganhar o meu dinheiro , o provável é que nao volte a estudar até ser quase que " Obrigada " .
Mas é difícil tomar uma decisão .
Mas digo-te que a pós-graduação não é só um pontinho , pode fazer-te subir na carreira em algumas empresas , falo pela minha irma que neste momento ja tem o pós-doc