sexta-feira, 18 de julho de 2014

ACTUALIDADE | O Mau Jornalismo


Gosto de estar atualizada. Tenho interesse naquilo que se passa em Portugal e por esse mundo fora. Todos os dias procuro ver o noticiário ou consultar um site de algum jornal português. Gosto de uma bom notícia, com um discurso coerente e de relevância, onde predomine o interesse público. Assim se chama o bom jornalismo, onde se distingue do certo do errado, onde há decisões ponderadas daquilo que é correto mostrar à sociedade. 
Depois há o mau jornalismo. Aquele que se destaca pela irresponsabilidade, onde o único objetivo é o lucro. Não olham a meios para atingir os seus fins. Quanto mais chocante e alarmante for o conteúdo melhor. 
Hoje a capa de um jornal português chocou-me com tamanha brutalidade da imagem da capa. Foi um jornalismo mau, segurado pela polémica e pelo choque. Para tudo há um público alvo, tal como o jornais, mas será que não existem crianças que ao passar na rua não vejam as capas do jornais na banca do quiosque? O quão forte serão essas imagens para elas? Importa destacar isto e perceber que há um limite para tudo!

4 comentários:

Blackbird disse...

Acredito que se estejas a referir ao CM que hoje também me chocou hoje. Ou então ao DN que não estava muito melhor. O mais engraçado é que vi jornais com fotografias muito melhores e, apesar da tragédia, mais apelativas. Há certos jornalistas/jornais que vão de mal a pior...

Minnie disse...

Eu também gosto de me sentir informada. Leio o jornal todos os dias por esse mesmo motivo e também me choquei com uma de ontem, até abordei isso no blog.

É vergonhoso o que fazem em nome do sensacionalismo.

Miguel Gouveia disse...

Sem dúvida alguma! Dou-te toda a razão do mundo.
Estou a sortear uma t-shirt "Chanel Inspired", se quiseres participa: lifealwaysgoes.blogspot.pt/2014/07/g-i-v-e-w-y-1.html :*

Anónimo disse...

É bem vergonhoso mesmo. Hoje em dia não se preocupam em passar a noticia tal como ela é. A pessoa tem que possuir um senso critico.